Fundetec/Agrotec realiza curso de "Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos"

Por Natalia Paiva

 

Entre os dias 03 e 05 de abril a Fundetec/Agrotec realizou o curso “Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos”, ministrado pelo professor e Engenheiro Agrônomo Paulo Marchesan, o intensivo abordou a questão de saúde e segurança do operador.

Durante os três dias de curso, os alunos aprenderam a principalmente sobre conhecimentos sobre agrotóxicos, forma correta de manejo e aplicação, além claro, como manter seguro não só o campo, mas a si mesmo. “Eles aprenderam sobre como melhorar a aplicação de agrotóxicos, evitando muitos danos ambientais. O operador que manuseia o equipamento vai perceber que uma simples troca da ponta de pulverização pode evitar grandes danos a sua saúde e na parte ambiental” comenta o professor. 

Ele ainda lembrou da importância de seguir as regras do equipamento de proteção individual (EPI), para que o agricultor não se contamine com substâncias tóxicas “Penso que é mais importante do que a própria aplicação do agrotóxico, porque a gente percebe o desconhecimento e o despreparo do operador em relação a utilização dos agrotóxicos a saúde e proteção deles mesmos durante o processo de aplicação”.

Para uma aplicação segura de agrotóxicos é necessário o uso de uma roupa de tecido hidro-repelente, que passa por um tratamento com “Óleo fobol” que garante a hidro repelência no tecido. Roupa a qual deve ser trocada com frequência, pois, com o tempo ela perde a hidro repelência. Sendo essa uma obrigação do contratante de fornecer os equipamentos de EPI aos funcionários.

Para mais informações sobre a norma reguladora de equipamentos de proteção individual, acesse: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR6.pdf