Fundetec participa da Campus Party Natal

Por Natalia Paiva

A Campus Party é o maior evento do mundo na área de tecnologia. Reunindo crianças, jovens e adultos amantes da cultura Geek, o evento é um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital.

 Durante cinco dias (11 a 15 de abril), o Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, recebeu mais de 60 mil visitantes e mais de cinco mil “campuseiros”, como são conhecidos os participantes que acampam dentro da feira.

A Fundetec esteve presente ativamente, compartilhando suas experiências inovadoras na educação, com o “Projeto Criar – projeto de ensino de programação e robótica”, o qual foi apresentado em forma de palestra e divido em quatro oficinas que abordou todas as etapas do plano. Os representantes da Fundação foram o Diretor técnico, Carlos Schulze, e o Supervisor de equipe, Jocemar do Nascimento.

Entre os dias 12 e 13, foram realizadas oficinas de Scratch em parceria com a “Turma da Mônica”. No qual crianças aprenderam sobre programação de Scratch, o programa já é aplicado nas escolas municipais do Município de Cascavel.

Ainda no dia 12, o Supervisor de equipe apresentou aos presentes na Campus o “Projeto Criar” desenvolvido pela Fundetec em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, que visa levar o ensino de programação e robótica para crianças de escolas públicas de ensino fundamental. Nos dias 13 e 14/05 foram realizadas também as oficinas de Robótica com elementos estruturais com Kits Atto Educacional, e a de Introdução aos conceitos de eletrônica com o KIT Bloco Mais.

Encerrando a participação da FUNDETEC no espaço Educação do Futuro da Campus Party Natal, Carlos Schulze realizou a palestra sobre como funcionam as chamadas públicas, as principais agências de fomento, incentivos fiscais e dicas de como redigir um projeto de captação de recursos.

As atividades ocorreram na área Open do evento no palco Educação para o Futuro - espaço destinado a oficinas sobre linguagem de programação, palestras e debates sobre tendências para a educação - Devido a área ser aberta ao público, as atividades que Fundetec levou ao evento tiveram aproximadamente 500 espectadores ao longo dos 5 dias do evento, contribuindo para dar visibilidade aos trabalhos e projetos da Fundação.

Segundo Carlos, a tendência é que a Fundação participe de mais edições do festival “Fizemos questão de ficarmos acampados no local do evento para imergirmos neste mundo de conexões com startupers, empreendedores, jovens e adolescentes que estão fazendo a inovação acontecer em suas comunidades. Dormir em uma barraca, interagir e poder construir o futuro em conexão com essas pessoas é fundamental para o avanço da Fundetec que tem por missão fornecer soluções científicas e tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da região”

Esta é a segunda participação da Fundetec durante o ano de 2018, sendo a primeira na edição de São Paulo onde a Fundação também levou algumas atrações. Tal participação e credibilidade do trabalho tem garantido o espaço em futuras edições do evento.