Maior associação de inovação do mundo reconhece o trabalho da Fundetec

Por Natalia Paiva

 

A IFIA (International Federation of Inventor´s Associations) ou em português, “Federação Internacional de Associações de Inventores” é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1968 por um grupo de inventores europeus da Dinamarca, Finlândia, Alemanha Ocidental, Grã-Bretanha, Noruega, Suécia e Suíça.

A ONG é considerada a principal porta-voz dos inventores de todo o mundo. Tendo como principal objetivo apoiar os criadores e inventores, protegendo os seus direitos e os conectando internacionalmente.

Na última semana, o IFIA reconheceu o TechnovAção, juntamente com a 10ª InnovaCities, como eventos de relativa importância para o desenvolvimento de inovação e de incentivo aos criadores e inventores.

Leia tradução completa:

Entre os dias 17 e 20 de maio de 2018, ocorrerá a 10ª InnovaCities (Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações) e o 1º TECHNOVAÇÃO, Feira de Inovação de Cascavel, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, Paraná.

A ABIPIR, em cooperação técnica com a FUNDETEC - Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, realiza a primeira feira municipal de inovação, como resultado de sua Lei Municipal de Inovação. Para isso, promove conjuntamente a 10ª edição da Feira INNOVACITIES, representante da América Latina no circuito internacional da IFIA.

O megaevento promoverá o compartilhamento de inventividade, inovação e conhecimento, com o objetivo de reunir a academia, inventores e empreendedores. A TECHNOVAÇÃO promete ser a maior feira de inovação tecnológica do Oeste paranaense.

INNOVACITIES, durante sua 10ª edição, registrará 9 eventos no Brasil e 1 no território africano. O objetivo principal é promover o desenvolvimento territorial do oeste do Paraná, baseado em ecossistemas de inovação, incluindo: tecnologia, automação e robótica; negócios de empreendedorismo e tecnologia, impacto social e ambiental; agroindústria; economia criativa; educação empreendedora criativa; ciências aplicadas e inovações desenvolvidas pelos alunos, bem como reuniões técnicas, fóruns, maratonas de inovação, encontros, workshops e intervenções culturais.

A estrutura dos parceiros é a seguinte: realização do evento: ABIPIR e FUNDETEC. Apoio organizacional: ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel; UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Sebrae; Colégio Uniamérica. Apoio público: Prefeitura de Cascavel. Apoio Internacional: IFIA.

O evento será aberto a visitantes e expositores cujos projetos de ciências aplicadas tenham sido registrados e aprovados para exposição nas mostras de inovação, pelo comitê de avaliação da ABIPIR. A expectativa pública para o evento é de 12.000 pessoas.

Para conferir matéria original (em inglês), acesse, https://www.ifia.com/ifia-members/collaborating-members/innovacities-brazil/