TechnovAção reúne mais de 10 mil pessoas

Fundetec já idealiza a próxima edição para maio de 2019

Natalia Paiva

 

O TechnovAção e 10ª InnovaCities maior evento de inovação científica e tecnologica do Oeste do Paraná foi realizado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) em parceria com a ABIPIR (Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores. Com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel. “Estou muito feliz com este desafio. Cascavel tem muito a oferecer ao Brasil e tenho certeza que no ano que vem nosso evento será ainda melhor”, comenta o prefeito Leonaldo Paranhos.

O que rolou nos dias de Feira

O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel e reuniu mais de 10 mil pessoas. A abertura da Feira ocorreu as 19 horas do dia 17, com cerimônia de abertura, na qual, o diretor técnico da Fundetec Carlos Schulz, o presidente da Entidade Alcione Tadeu Gomes e o Prefeito Paranhos falaram sobre a importância do TechnovAção. Posteriormente, Rafael Trevisan realizou uma palestra sobre cultura de inovação.

Na sexta-feira o Evento foi aberto ao público a partir das 9 horas da manhã. Durante todo o dia escolas de Cascavel e região estiveram presente participando de workshops, oficinas e palestras. Um dos destaques do dia foi a artista Alice Monstrinho, quadrinista, criadora do “Bad Omen”, quadrinho de ação e terror protagonizado por lobisomens, vampiros e outras criaturas sobrenaturais. Em entrevista à Fundetec ela comentou um pouco de seu trabalho, “Hoje nas oficinas eu falei sobre a criação de personagens, o processo que eu e outros profissionais usam e que podem ser vir para o ouvinte; Na palestra vou falar sobre quadrinhos independentes, mercado que vem crescendo no Brasil”.

Ela ainda comenta que desenha desde criança, mas que não acredita que tenha um dom. “eu não acredito em talento é questão de treino, a teoria das 10 mil horas: Você vai ser bom em tudo que você treinar por 10 mil horas; Desenhistas são aqueles que nunca deixaram de desenhar”.

No período da noite a atração foi o Youtuber Iberê Thenório do canal Manual do Mundo. A palestra foi o maior sucesso, fãs de todas as idades prestigiaram o youtuber e sua esposa Mari. Após a palestra o casal tirou fotos com alguns fãs. Em entrevista ao canal Programa Tech Iberê explica qual o objetivo do Canal “A gente tenta no vídeo fazer alguma coisa interessante, que as pessoas gostem e que ensine alguma coisa, essa é sempre a nossa meta, um entretenimento educativo”.

Seguindo a programação no sábado pela manhã houveram palestras do RoadSec e na parte da tarde ocorreram as oficinas. Durante o dia famílias passaram pelo Centro de Eventos, sendo que as crianças eram as que mais se impressionavam, uma das atrações foi o tanque anfíbio do Exército, além claro do espaço Kids. Jenisson Bearzi comenta que a sua filha de dois anos até mesmo queria levar o tanque para casa, “A Bianca não saiu de lá até que um soldado a levasse na parte superior do anfíbio para ela dar uma volta; estava quase levando o tanque para casa de tanto que ela gostou”.

De noite a palestra principal foi a do empresário e publicitário Walter Longo. Ainda durante o sábado ocorreu a premiação da luta de robôs realizada pelo CEEP.

Premiações

Domingo de manhã houve a palestra com Felipi Cassapo e em seguida a premiação do “Prêmio Cascavel de Inovação” que premiou empresas e pessoas que desenvolveram projetos e que se destacaram em inovaram, em tecnologia ou em ciência. Concorreram as seguintes categorias Empresa Inovadora; Aluno Inovador; Startup Tecnhovação; Projeto de Inovação e Hackathon InnovaPública.

Os premiados em cada categoria foram: DataCoper, na empresa inovadora, seguida pela Seta Digital e terceira colocada Colchões Marathana. Já na categoria “Aluno Inovador” o Colégio Sesi Cascavel levou todos os prêmios. O aluno Daniel Zago ficou em primeiro lugar, enquanto Luiza Antonia Kleinibing e Rhyan Henrique Noel Basi ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Na Startup Inovadora, apenas duas empresas se inscreveram, sendo que a “Aprova Digital” ficou em primeiro lugar e a Tekix em segundo. Para Carlos Schulz, Diretor Técnico da Fundetec, um dos motivos é a inospitalidade do Brasil para novas empresas, como comentou na entrega ao segundo colocado, “Parabéns Diego pela iniciativa empreendedora, ainda mais em um país inóspito como o Brasil, que com certeza não é fácil”

No “Projeto Inovador” os ganhadores foram Rafael dos Santos com o projeto: “A influência dos principais materiais empregados em blindagens de salas de radioterapia sobre as doses indesejáveis nos pacientes, analisada através da modelagem computacional do tratamento do câncer de mama”; Escola Municipal Maria Tereza Abreu de Figueiredo, que inscreveu o “Projeto de robótica educacional mate-tux” e em terceiro lugar ficou Thiago Guerra com “Modelagem do ciclo térmico do processo gmaw em aços inoxidáveis duplex pelo método de elementos finitos”.

A última premiação foi a do Hackathon, que premiou três de quatro projetos de desenvolvimento de softwares para necessidades municipais. Em primeiro lugar ficou o grupo UPA+, que desenvolveu um aplicativo para ajudar as Unidades de Pronto Atendimento na organização Em segundo lugar ficou a Equipe D’Avicci que desenvolveu um Software para ajudar na catalogação de obras de arte no acervo da Prefeitura. Em terceiro lugar ficou o grupo Fala Escola, que fez um aplicativo para incentivar e melhorar a comunicação entre escola e pais de alunos de forma saudável.

O Presidente da Fundetec, Alcione Tadeu Gomes, também ficou muito feliz pelo evento e promete que ainda esse ano haverá mais um evento na área de tecnologia “estamos idealizando um evento para novembro que traga todos os aspectos de uma cidade inteligente, como, uma cidade humanizada, uma cidade sustentável e por que não tecnologia e inovação no emprego de melhorar a vida das pessoas”.

O TechnovAção foi reconhecido internacionalmente pelo IFIA (Federação Internacional de Associações de Inventores) maior órgão em relação a ideias inovadoras, que fica sediado na Bélgica, Europa. Segundo a Associação o evento foi de relativa importância para o desenvolvimento de inovação e de incentivo aos criadores e inventores.

A segunda edição do Technovação ocorre entre os dias 17 e 19 de maio de 2019. Anote em sua agenda.