Professor Ricardo Zara realiza aula prática no Laboratório de Água e Alimentos

Na tarde de quarta-feira (22), realizou-se uma aula especial no Laboratório de Água e Alimentos da Fundetec. O professor Ricado Zara da UTFPR Toledo esteve ministrando uma aula prática sobre processos químicos. Com ele vieram mais três alunas do curso de Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos da UTFPR.

Formado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui mestrado em Química Analítica e mestrado em Química ambas pela UEM. Tem experiência na área farmacêutica, principalmente na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Foi Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Toledo.

Durante a aula os alunos puderam realizar na prática o que viram nas aulas, além de tirarem dúvidas. Segundo Frederico Lovato, Engenheiro Químico responsável pelo laboratório da Fundetec, a aula foi realizada na Fundetec por conta da estrutura da Fundação "O motivo principal foi para ter uma aula prática no equipamento ICP do laboratório da Fundetec, que é um equipamento de alta tecnologia para a detecção de metais, como ferro, cálcio, sódio, potássio, entre outros. Como é um equipamento que não tem na faculdade, nós unimos a teoria passada pelo professor em sala de aula com a prática vendo o funcionamento específico".

Segundo o professor Zara a parceria entre a UTFPR e a Fundetec é de extrema importância “Já a algum tempo mantemos essa parceria. Ela é importante pois uma acaba por complementar a outra em diversos aspectos, essa interação ocorre nas pesquisas em conjunto, mas também nas atividades de ensino”.