Fundetec recebe prêmio de "Projeto Inovador 2018"

Ser uma cidade inovadora é um dos desafios da cidade de Cascavel. Para isso o prefeito Leonaldo Paranhos iniciou projetos de incentivo a tecnologia, principalmente no âmbito escolar. Um dos grandes prospectores desses projetos é a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que no ano de 2018 já inaugurou o DISS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), além do Projeto CRIAR (Criatividade e Robótica Educacional), desenvolvido nas escolas do município e região.

Como forma de reconhecimento do uso inteligente e inovador da tecnologia o prefeito Paranhos, junto com o presidente da Fundetec Alcione Gomes, receberam os prêmios “Prefeito Inovador 2018” e “Projeto Inovador 2018”. A premiação ocorreu na cidade de Ponta Grossa, na última quinta-feira (13), durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

Para Alcione Gomes o importante é tornar Cascavel uma cidade melhor. "São todos programas feitos para o avanço da cidade, para que a cada dia ela fique melhor. Amamos a nossa cidade, por isso trabalhamos com tanto empenho e dedicação".

A PREMIAÇÃO

Direcionado a prefeitos, gestores e vereadores, o congresso visa auxiliar o planejamento municipal, aproximando os gestores do mercado fornecedor de tecnologias capazes de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, e reconhece, por meio da Rede Cidade Digital (RCD) - promotora do evento em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa - aqueles que se destacaram durante o  ano com iniciativas inovadoras nas mais diferentes áreas, com base em pesquisa que apontou o destaque de cada Município em cada setor. E Cascavel ganhou notoriedade com a inovação educacional.

Para chegar ao prêmio, a RDC analisou as publicações no Portal do Município, os investimentos feitos em robótica educacional nas escolas, a tecnologia empregada na formação de alunos e professores na sala de aula, ficando para Cascavel o destaque nessa categoria em 2018, ano em que a Fundetec implantou também o "Projeto CRIAR", um espaço dentro da Fundação voltado para a formação de professores e alunos de várias cidades da região. Cascavel torna-se referência em criatividade e robótica para cidades vizinhas e para o Estado.

O também inovador DISS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), iniciativa que a Fundetec inscreveu para concorrer ao Prêmio Projeto Inovador 2018, cujo dois protótipos estão em uso - um no Bairro Interlagos e outro em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida - visando a segurança da população.

 

FONTE: Portal do Cidadão