14/07/2017
Professores Argentinos conhecem Projeto de Robótica Educacional realizado pela FUNDETEC

No último dia 14 de Julho, os Professores Leonardo Añais e Marcelo dos Santos Ayres, professores da Rede de Ensino de Missiones, na Argentina estiveram na FUNDETEC para conhecer o modelo pedagógico do Projeto de Robótica Educacional realizado na Escola Municipal Aloys João Mann.

Segundo o Professor Leonardo, que atua no setor de Tecnologia Educacional do ministério da Educação do Estado de Missiones, alem de ser professor universitário em um curso de formação de professores de uma Universidade Argentina,  o motivo da visita foi a necessidade de encontrar um modelo para aplicação de robótica educacional, em escolas daquele estado. Ao pesquisar sobre o tema, encontrou diversas matérias destacando o projeto da Fundetec, e quis conhecer como o mesmo era estruturado.

Durante a visita, os professores aproveitaram para conhecer o laboratório modelo da Escola Municipal Aloys João Mann e ficaram admirados do trabalho realizado naquele espaço. A fim de sensibilizar professores da suarede, iniciou-se as discussões para a realização de um Workshop pela Fundetec ainda no mês de agosto junto ao Ministério da Educação do Estado de missiones, a data ainda esta sendo definida e a possível participação de professores argentinos no Curso de Imersão em Novas Tecnologias na Educação que será realizado pela Fundetec no mês de eetembro..

O PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

A Fundetec em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Secretaria Municipal de Educação, iniciou ainda em 2012 o processo de formação dos Instrutores de Informática das escolas municipais no uso de Ensino de Programação com alunos da Rede Municipal de Ensino, com mais de 4 mil alunos atendidos ainda em 2013, em 2014 o Projeto de Formação recebeu o Prêmio da Revista ARede com destaque a nível Nacional. Ainda em 2014, iniciou-se as tratativas para implantação do Projeto Piloto de Robótica Educacional na Escola Municipal Aloys João Mann, em que a Fundetec adquiriu os primeiros KITs que foram usados até que a escola, através do Programa Mais Educação pudesse adquirir os próprios materiais, e a Fundetec assumiu o papel de replicadora do conhecimento, realizando cursos de capacitação diversos com os Instrutores de Informática da Rede Municipal de Ensino de Cascavel  .