Cidades Inteligentes: Conecta Cities mostra o futuro de Cascavel

O evento reuniu empresários, políticos e entusiastas tecnológicos

 Inteligência, tecnologia e modernidade foram as palavras de ordem durante o 1º Fórum Conecta Cities que aconteceu no último dia 29 de novembro no Teatro Municipal Sefrin Filho em Cascavel. O Conecta Cities teve como tema o uso da tecnologia nas cidades para oferecer uma melhor qualidade de vida para a população.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, o evento foi de extrema importância. "Existe uma busca, uma necessidade por novas tecnologias que é interminável. Eu estou feliz, porque nós estamos indo ao encontro de uma expectativa da nossa cidade, sendo conectada, inteligente e mais humana. Não consigo entender uma cidade inteligente, se não houver uma inserção, uma aproximação com as pessoas e suas necessidades. Uma cidade conectada, tem mais velocidade e ganho, mas é preciso entender as necessidades das pessoas que habitam este espaço. Por isso o Território Cidadão é uma ferramenta extremamente importante neste contexto. Nós temos 12 territórios que têm por função ouvir a população, fazer um censo, uma pesquisa das necessidades que esta população expressa, levantar a nossa estrutura pública e, assim, a gente percebe a diferença de expectativas e necessidades em cada território da cidade".

O evento foi baseado nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que pautam a prosperidade, paz, planeta, pessoas e parcerias, para que haja um desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, falou da importância da Fundação para que Cascavel alcance o patamar de cidade inteligente, “a Fundetec desenvolveu o DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), que hoje conta com duas unidades em Cascavel, além de sempre estar buscando novidades nas áreas de tecnologia e informação para oferecer o melhor para Cascavel”.

O evento foi uma parceria da Fundetec, com a Prefeitura de Cascavel e a Unimed, com o apoio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) junto com o Sistema FIEP.

Palestras

Durante todo o evento aconteceram palestras e mesas redondas, com importantes nomes da área, como a pesquisadora Stella Hiraiwa e o jornalista Marcos de Souza.

Além das palestras os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da tecnologia visual e aérea, com óculos de realidade virtual e drones, além dos patinetes e do carro elétrico da Itaipu.

2º Fórum Conecta Cities

A segunda edição do Fórum está programada para ocorrer em agosto de 2019.